segunda-feira, julho 19, 2010

O biomédico é sempre o primeiro a saber das coisas



Segundo o CFBM (Conselho Federal de Biomedicina), a Biomedicina é a arte que investiga e desenvolve o processo de cura dos seres vivos, em especial do ser humano, e suas interações com o meio ambiente. O biomédico atua principalmente nas áreas de pesquisa e análises clínicas, podendo optar por 33 tipos de atuações diferentes que vão desde laboratórios (clínicos, químicos, bioquímicos, biológicos, farmacêuticos, entre outros) até genética e reprodução humana.

Com um mercado de trabalho que cada dia aumenta mais os biomédicos podem se empregar em setores de biologia molecular, biotecnologia e genética.  Os principais empregadores são laboratórios, centro de pesquisas e universidades. Depois de formado, o aluno ainda poderá se especializar em diversas áreas como análise de alimentos, citopatologia, banco de sangue, reprodução humana e diagnóstico por imagem.


O curso oferecido pela Castelo tem como objetivo principal capacitar o futuro profissional apto para acompanhar as mudanças constantes, tanto conceituais quanto de evoluções tecnológicas do pensamento científico para que assim se torne um biomédico consciente pensando sempre na melhoria da qualidade de vida da população humana, usando rigor científico sem perder a ética e a moral. Para Ana Casagrande, coordenadora do curso, o aluno precisa ser muito dedicado, pois o estudo da Biomedicina exige muito tempo e concentração. 'Ser comunicativo é fundamental. Além de demonstrar uma boa liderança, o biomédico precisa ter agilidade no raciocínio e ser firme na tomada de decisões'.

Temos parceria com mais de 90 empresas e instituições na área de Biomedicina, onde nossos alunos da graduação podem realizar seus estágios e desenvolver suas pesquisas. O curso tem duração de quatro anos e na grade curricular terão disciplinas como Imunologia, Ecologia Geral, Diagnóstico por Imagem e Bioquímica. Além disso temos laboratórios totalmente equipados para que possam realizar na prática a teoria da sala de aula e atividades extraclasse promovidas por nossas ações sociais e na Jornada Científica.

O profissional da Biomedicina também pode atuar na área médica dando apoio às cirurgias cardíacas, por exemplo, como especialista em circulação extracorpórea (C.E.C.) - que é quando o coração precisa parar de bater e o sangue do paciente é desviado para um aparelho que substitui este órgão durante a cirurgia. Mas para exercer essa função o biomédico precisará realizar um curso de especialização após sua graduação para receber o título de Especialista em Circulação Extracorpórea emitido pela Sociedade Brasileira de Circulação Extracorpórea.


O profissional irá definir sua especialização e área de atuação na época do estágio. Ele poderá escolher atuar entre análise biomédica, ambientais, pesquisas ou metodologia de radioisótopos (que cuida dos elementos radioativos e da imagenologia ou diagnóstico por imagem).

Na UCB, o aluno poderá escolher a melhor forma de ingresso no vestibular. O exame de seleção é feito através do resultado do ENEM ou por redação. Aceitamos transferências externas e alunos já graduados, que poderão contar com descontos especiais. O curso é oferecido no campus Realengo nos horários diurno e noturno. As inscrições são realizadas pelo telefone (21) 3216-7700, presencialmente no campus que oferecer o curso ou acessando o nosso site, mediante pagamento de uma taxa de R$ 20,00.

Com o FIES e o PRAVALER, o aluno ainda terá a opção de parcelar seus estudos de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de crédito estudantil escolhido. Os descontos também são oferecidos para pessoas acima dos 50 anos, parentes de alunos da universidade e funcionários de empresas que mantêm parceria com a Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.