quarta-feira, julho 21, 2010

Prática esportiva saudável e bem orientada só com profissionais de Educação Física

NOVO BLOG UCB

Getty Imagens

Bem lá atrás no tempo, os profissionais de Educação Física eram exclusivamente da área militar. Hoje, as instituições civis estão tão boa quanto aquelas que deram origem a essa profissão onde são graduados profissionais com bacharel (aptos a atuarem em academias, centros esportivos, empresas, hospitais etc.) e licenciatura (que irão se dedicar à carreira docente).

O CONFEF (Conselho Federal de Educação Física) e suas subdivisões, os  CREFs (Conselhos Regionais de Educação Física), têm como objetivo normatizar e fiscalizar os profissionais de educação física para que exerçam sua carreira de acordo com as regras viabilizando um melhor aprendizado tanto para o profissional quando para aquele que for usufruir de seus serviços.

A Educação Física é uma área do conhecimento humano que está diretamente ligada à manutenção e reabilitação do corpo e da mente. O profissional desta área não é só um educador, ele também é responsável pela prevenção, e até cura, de determinadas doenças humanas em contexto terapêutico e funcional. Tudo isso porque ter o conhecimento do próprio corpo ajuda a manter você dentro do eixo de limitações de suas ações, evitando assim problemas de saúde futuro.

Foto de: Yasmim Valverde /
Aluna da UCB é ouro no
Campeonato Brasileiro de Judô 2010 - PR

Ser um profissional dessa área engloba muito mais do que estudar o conjunto de atividades físicas, competitivas ou não. Quando você entra em um curso de graduação de Educação Física, você estará apto a fundamentar a ciência da prática correta dessas atividades, que podem ser representadas em forma de pesquisa ou de procedimentos.

O curso de Bacharel dura quatro anos e de Licenciatura, dois. De acordo com o Portal da Educação Física, há 18 possibilidades de atuação para este profissional. 'Como podemos verificar, a atuação é bastante ampla, possibilitando ao aluno em até quatro anos e meio terminar seus dois cursos, pois os fluxos são compartilhados, e ter uma formação plena e ampliada', explica a coordenadora do curso, Rosana Fachada.

O curso de Educação Física da Castelo foi eleito pelo Guia do Estudante, da editora Abril, como um dos melhores do Brasil em 2009. Ele foi o primeiro curso da universidade e disponibiliza vagas para os alunos estudarem no campus Realengo nos horários da manhã e da noite.

Temos uma equipe de professores altamente qualificados formada por mestres e doutores que já atuam no mercado de trabalho, tanto na área privada quanto pública, inclusive no Conselho de Educação Física.

Algumas disciplinas cursadas são Fisiologia do Exercício, Organização e Marketing Esportivo, Lutas e Didática. A Castelo ainda mantém cinco grupos de pesquisa: NEPE (terceira idade), GEAFIT (estudos avançados em Fitness), LAPEM (psicomotricidade), LABIM (biomecânica, fisiologia, musculação) e o Grupo de Cultura Corporal.

Nossa infraestrutura é outra área de deixar todo mundo boquiaberto. Temos um Centro Esportivo com 20.000m², o Centro Esportivo Castelo Branco, que possui piscina olímpica, duas salas de dança, sala de judô, pista de atletismo, campo de futebol, quadra poliesportiva e sala de musculação. Isso tudo sem contar com nossos laboratórios de anatomia e pesquisa, além de acesso aos inúmeros livros em nossa biblioteca atualizada.

Centro Esportivo Castelo Branco

Os alunos ainda podem contar com os projetos de extensão, como o Ser Menina e o UCB Mangueira, onde, além de participarem de ações sociais realizadas pela nossa instituição, poderão organizar diversos eventos esportivos e participar de workshops, fóruns e seminários que são realizados durante a Semana Acadêmica do curso.

Com os descontos oferecidos para alunos oriundos de outras instituições, portadores de diploma e maiores de 50 anos, realizar o sonho de se graduar em Educação Física ficou mais fácil. Na UCB você poderá contar ainda com os financiamentos através do FIES e do PRAVALER, que dará a você um prazo extenso para o pagamento de seus estudos. As inscrições são realizadas pelo telefone (21) 3216-7700, presencialmente no campus que oferecer o curso ou acessando o nosso site, mediante pagamento de uma taxa de R$ 20,00.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.