terça-feira, julho 06, 2010

Ser veterinário não é um hobby, e sim uma escolha de vida




Você cresce gostando de bichos e nunca viveu sem ter um animalzinho de estimação. Logo quando perguntam 'o que você será quando crescer' é quase uma resposta clássica das crianças responder que serão veterinários. Mas a Medicina Veterinária é algo muito além de um hobby. Independente dos pacientes não falarem com palavras, sentem e sofrem como qualquer outro. Por isso, ao decidir seguir esta carreira é preciso ter em mente que ser veterinário exigirá de você compromisso, responsabilidade, exigências com horários, excelência nos procedimentos e conhecimento de técnicas que um simples hobby não pedirá a você.

O fato de gostar de animais não quer dizer que você será um bom médico veterinário. Afinal, esse profissional não trabalha somente com o cuidado e o bem-estar dos bichos de estimação, na maioria das vezes animais de pequeno porte. Ele também é responsável por animais de grande porte e da fauna silvestre. Um veterinário vai além do consultório médico. Ele pode ser um pesquisador de vacinas e medicamentos, se tornar especialistas em produtos direcionados aos animais e ainda se especializar na área de zoonoses (doenças transmitidas aos humanos pelos animais, e até de produtos derivados deles).


Para atuar nessa área o futuro profissional precisa ter sensibilidade para lidar com animais, além de uma ótima qualificação técnica e prática sobre doenças e diagnósticos. Atualmente a genética tem ganhado muita visibilidade no mundo da medicina veterinária, principalmente depois da clonagem de animais. Essa área chama-se Zootecnia e é uma especialidade na qual o veterinário irá se aprimorar em estudos e pesquisas relacionados, principalmente, à reprodução, mas sempre visando à qualidade de vida do animal e à postura ética como profissional.

Já a área de Zoonoses é voltada para a saúde pública. Um profissional que segue este caminho pode atuar como inspetor, controlando a qualidade dos alimentos em frigoríficos e supermercados. Também atuará na zona rural, orientando pequenos fazendeiros, e até na própria área acadêmica, quando poderá pesquisar novas tecnologias para serem usadas no combate e prevenção de doenças.

Aqui na Castelo, o curso de graduação tem duração de cinco anos e é um dos mais tradicionais da Instituição, tendo, inclusive, um campus próprio numa área de Proteção Ambiental, no bairro da Penha, Zona Norte do Rio de Janeiro. O complexo conta com uma biblioteca especializada, na qual existem vários títulos, incluindo obras raras. Além de laboratório de informática, possui laboratórios específicos para as aulas práticas, como os de anatomia animal, doenças parasitárias, doenças infecciosas, anatomia patológica, patologia clínica, técnicas cirúrgicas, controle de qualidade de alimentos e reprodução.


Na Penha, ainda encontramos à disposição dos alunos uma sala multidisciplinar de microscopia, a nossa Clínica Escola e o Hospital de Grandes Animais, que prestam serviços veterinários em diversas especialidades, como cardiologia, dermatologia, radiologia, ultrassonografia, oncologia e pneumologia.

O futuro profissional poderá atuar não somente na área clínica como também nas zonas rurais, empresas de alimentos para humanos e pets, ser um servidor público na área da saúde, atuar em PetShops e clínicas médicas. O aluno também poderá atuar no meio acadêmico como pesquisador, técnico e professor. O leque de opções é infinito, desde que você tenha certeza de que essa é a carreira que deseja seguir.

Contamos com professores altamente qualificados que irão ministrar uma grade curricular que abrange de microbiologia e imunologia até a produção de animal e tecnologias de alimentos. O aluno contará com ações de práticas investigativas a cada período, quando será estimulado a ter contato com o dia a dia da profissão. Tudo isso acompanhado de professores orientadores para extrair os problemas encontrados e buscar soluções cabíveis dentro da realidade de cada ação.

O curso está disponível em nosso Vestibular 2010.2, no horário diurno, no campus da Penha. Estudantes portadores de diploma, acima de 50 anos, oriundos de outras instituições e parentes de alunos da universidade têm direito a descontos. As inscrições podem ser realizadas através do telefone (21) 3216-7700, presencialmente ou através de nosso site. A taxa de inscrição é R$ 20, e ainda oferecemos opções de financiamento com os programas FIES e PRAVALER.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.