sexta-feira, julho 02, 2010

Matemática muito além da sala de aula



O profissional de Matemática vai além do corpo docente de uma instituição. Eles podem atuar em empresas como consultores, nas áreas de engenharia, pesquisa, informática e processamento de dados, além de lecionar para alunos dos Ensinos Fundamental, Médio e Superior. Na UCB o curso tem duração de três anos com habilitação em licenciatura, ou seja, irá preparar o futuro profissional para atuar nas salas de aula de todo o país.

A Licenciatura, assim como o Bacharelado, permite que o aluno continue seus estudos na pós-graduação (especialização), mestrado, doutorado e pós-doutorado. A diferença é que o Bacharel receberá uma carga maior de conteúdos matemáticos, preparando-o melhor para a carreira científica em Matemática e áreas afins.

Mas afinal, o que faz um Matemático? Esse profissional tem como meta principal utilizar princípios, regras e teoremas para resolver problemas, sejam eles de questões cotidianas, como aplicadas nas áreas da engenharia civil e elétrica, processamento de dados, física, química e outros lugares mais. A Matemática existe para simplificar os problemas, mesmo que muitos pensem que tenha uma função contrária.


Uma vez que um problema é encontrado, os matemáticos utilizam-se de regras e métodos algorítmicos representando-os através de modelos, gráficos ou equações matemáticas. Assim, toda vez que esse problema for novamente detectado, ele poderá ter sua reposta de forma rápida e segura, poupando tempo, esforço e acarretando a diminuição dos erros. Hoje, no mundo inteiro, todas as grandes instituições de pesquisa possuem laboratórios com profissionais da Matemática atuando na prevenção de problemas futuros.

Aquele que opta por mergulhar nesse fascinante mundo das exatas pode escolher por dois caminhos distintos, porém, com fundamentações idênticas: a Matemática Licenciatura (oferecida aqui na Castelo) ou a Matemática Aplicada (ou Bacharelado). Ambas seguem o mesmo curso nos dois primeiros anos, mostrando ao aluno os princípios matemáticos, como os cálculos, por exemplo. Depois, aquele que optar pela Licenciatura realizará, além do conteúdo programático da cadeira de Matemática, disciplinas como metodologias de ensino e pedagogia.

O aluno que seguir pelo caminho do ensino, pode, mais tarde, fazer especializações dentro da área da Matemática Aplicada, que assim como a graduação, seguirá no rumo de técnicas avançadas e complexas e aprender como aplicá-las, integrando-as com outras ciências. A coordenadora do curso na Castelo, professora Mônica Baeta, afirma que, para se destacar no mercado de trabalho atual, o importante para o aluno é saber mesclar os conhecimentos matemáticos com outras áreas de atuação.

Mônica lembra que a tendência mercadológica é unir cada vez mais a matemática com diversas áreas, principalmente a informática. O aluno que faz a escolha de seguir carreira nessa profissão deve gostar de lecionar e solucionar problemas em qualquer área que possam aparecer. Sejam essas áreas nos âmbitos administrativo, tecnológico, econômico ou em pesquisas nos campos do conhecimento.


Na UCB o aluno conta com uma infraestrutura de qualidade e um corpo docente de professores altamente preparados. Nosso grupo conta com Mestres e Doutores em Matemática, que atuam no mercado de trabalho em diversas áreas e modalidades de ensino. Ex-alunos pós-graduados também fazem parte, com orgulho, do nosso corpo docente.

As disciplinas que serão trabalhadas são: Análises, Cálculos, Informática Aplicada ao Ensino da Matemática, Probabilidade e Estatística, entre outras mais. O aluno também colocará em prática seus aprendizados pedagógicos. Essa prática tem como objetivo dar um suporte técnico teórico e metodológico à formação profissional. 'Todas essas atividades atendem à Resolução n.º CNE/CP 02/2002 em que os alunos precisam analisar, conhecer e vivenciar o contexto de sala de aula como também disciplinas com práticas investigativas que proporcionam o espírito de pesquisador tão necessário para uma boa formação', explica a coordenadora do curso.

A Castelo ainda mantém a Semana de Matemática, com oficinas, palestras e minicursos que irão auxiliar os professores na prática das teorias aplicadas em sala de aula. As ações sociais da Castelo também contam com a presença da turma de matemática que ajuda outros cursos na solução de problemas técnicos, administrativos e sociais.

Mas porque estudar Matemática? Hoje, a Matemática está crescendo no mundo inteiro e o Brasil não está tão ruim na visão mundo. No ranking internacional de países elaborado pela International Mathematical Union (IMU), os profissionais brasileiros se encontram lado a lado com países como a Holanda, Suíça e Suécia. As nações são divididas em grupos de cinco, de acordo com a relevância de sua pesquisa, e o Brasil se encontra no segundo melhor. O primeiro grupo, onde estão os melhores pesquisadores de matemática do mundo, estão países como os Estados Unidos, Reino Unido, China e Rússia.

O curso está disponível em nossa grade do Vestibular 2010.2, no horário noturno, nas unidades de Rocha Miranda e Recreio dos Bandeirantes. Estudantes portadores de diploma, acima de 50 anos, oriundos de outras instituições e parentes de alunos da universidade têm direito a descontos. O processo seletivo pode ser realizado através do telefone (21) 3216-7700, presencialmente ou através de nosso site. A taxa de inscrição é de R$ 20 e ainda oferecemos opções de financiamento com os programas FIES e PRAVALER.

Leitura Complementar:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.