quinta-feira, julho 08, 2010

Ser designer gráfico combina com você?



A profissão de designer gráfico atualmente vai muito além da criação de uma marca ou da elaboração da estrutura de uma embalagem. Com os novos avanços tecnológicos, outras áreas dentro da carreira foram se abrindo. Hoje, uma dessas portas abertas é a área de Web Design. As novas tecnologias permitiram que as estruturas e formas da informação visual, antes demonstrada somente de forma impressa (em sua maior parte), pudessem ganhar vida através das telas de computadores, celulares e toda mídia eletrônica que pode encontrar.

Além de se preocupar com a imagem que é criada, o profissional também deve estar atento a que tipo de mensagem será transmitida com sua arte. Para que o designer possa desenvolver bem seu trabalho é necessário que ele tenha vasto conhecimento e esteja por dentro das atualizações das novas tecnologias que lhe servem como ferramentas. Construir um bom repertório de elementos, aplicativos, conhecimentos, teorias visuais e cultura em geral é item importante para um bom profissional de design.


O profissional de design gráfico não somente desenvolve soluções visuais de comunicação para seus clientes, mas também reflete em sua produção o contexto atual do consumo de cada mensagem a ser enviada. Atuar na área de design é exercer uma atividade de processo técnico e criativo, que, se utilizada de imagens e textos para poder contextualizar ideias, conceitos e mensagens de forma a informar, sinalizar, organizar, persuadir, entreter, estimular e identificar, resultando assim uma melhor qualidade de vida das pessoas no dia a dia.

Hoje a atividade de Web Design, que é uma das alças do design gráfico, está em pleno crescimento no mercado de trabalho. Esse profissional está ligado diretamente à criação e, muitas vezes, na manutenção de projetos visuais ligados ao funcionamento e estética de um website. Para isso, é necessário que ele compreenda disciplinas de aplicação em mídia eletrônica como Fundamentos do Design Gráfico, Introdução à Computação, Marketing Digital e Linguagem de Programação, entre outras.

Na Castelo o curso de Design Gráfico é exclusivamente voltado para a área de web, formando o profissional em uma graduação tecnológica que durará dois anos para sua conclusão. O curso é oferecido no horário noturno no campus Realengo da UCB. O coordenador do curso, professor André Pinheiro, Mestre em Robótica, confirma que o profissional estará preparado para 'atuar mais diversos setores do mercado, pois, atualmente, todos buscam uma fatia no mercado virtual'.


A principal função de um Web Designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da interface para garantir ao usuário final que seus objetivos sejam alcançados de forma agradável e intuitiva. Para que isso seja possível, os alunos da Castelo possuem toda uma infraestrutura adequada, que inclui bibliotecas com títulos atualizados, laboratórios de informática com os programas necessários para as atividades práticas e a possibilidade de realizar trabalho de pesquisa.

A graduação em Web Design (Design Gráfico) já está disponível em nosso Vestibular 2010.2. O curso será ministrado no horário noturno no campus de Realengo. Lembrando que estudantes portadores de diploma, acima de 50 anos, oriundos de outras instituições e parentes de alunos da universidade têm direito a descontos. Para se inscrever, ligue para (21) 3216-7700, compareça presencialmente na unidade onde o curso será ministrado ou acesse nosso site. A taxa de inscrição é R$ 20, e ainda oferecemos opções de financiamento com os programas FIES e PRAVALER.

Um comentário:

  1. Ser Design...comentario no Blog http;//professorsergiomontes.blogspot.com

    ResponderExcluir

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.