segunda-feira, julho 12, 2010

Historiador, uma antiga profissão que finalmente foi reconhecida pelo Governo



Há mais de 40 anos, os historiadores brasileiros vêm lutando para terem sua profissão regulamentada. No último dia 10 de março de 2010, foi aprovada pela CAS (Comissão de Assuntos Internos) do Senado, através do projeto de lei PLS 368/09 com decisão terminativa, a profissão de historiador, sendo reconhecida, regulamentada e pautada nos trâmites legais. Isso não quer dizer que anteriormente era vetado o exercício da atividade para os que não possuíam cursos de pós-graduação, porém, esse passo é importante para todas as alças dessa antiga e brilhante carreira que estuda e conta nossa evolução através do nosso passado.

Essa modificação na legislação garante hoje que os indivíduos graduados possam concorrer a vagas em concursos públicos, antes permitido somente para os Mestrados e Doutorados bem como se faz de necessidade obrigatória a participação dos historiadores nas avaliações e seleções de documentos que necessitam ser preservados. Além disso, a regulamentação abre caminho para que eles possam participar da organização de informações para exposições, eventos e publicações relacionados aos temas históricos, como atuar em pesquisas, elaborar pareceres, planos, relatório e laudos oficiais dentro com foco histórico.

Tudo isso foi citado no projeto de lei, pois percebem que hoje em dia o historiador não atua somente nas salas de aula, mas também em museus, centros culturais e em empresas dos campos publicitário, jornalístico e até turístico, dando suporte ou oferecendo consultoria especializada. O processo de regulamentação ainda não foi finalizado, mas o reconhecimento e valorização dessa carreira pelos representantes políticos já mostra quão importante é a formação e carreira de um historiador.


Mas o que um historiador faz? Eles são profissionais que reúnem dados e documentos que situam os fatos e seus contextos, reconstruindo e interpretando, e analisam o passado dos indivíduos, grupos e movimentos sociais. Eles estudam o ser humano dentro da sociedade em geral, suas instituições, cultura, arte, religiões, costumes e ideias a fim de organizar informações para educar, planejar e oficializar dados de extrema importância para nosso presente e futuro.

Aquele que optou por seguir a carreira de historiador precisa ter interesse por leitura e ótima memória. Sua redação deve ser de qualidade, com capacidade analítica e reflexiva apurada, além de ter interesse pelas questões sociais como um todo. Lembrando que essa profissão é muito antiga, até porque naturalmente o homem sempre gostou de desvendar os mistérios de sua história. Com o tempo, ela vem se modificando e incluindo fatos cotidianos, onde o futuro profissional irá estudar as relações interpessoais e conflitos regionais, religiosos e econômicos para que possa viabilizar uma análise concisa sobre as razões dos fatos ocorridos e propor soluções.

Na Castelo, os cursos de Licenciatura têm como objetivo principal possibilitar o futuro professor de atuar na docência do ensino básico, utilizando metodologias, estratégias, recursos didáticos e processo de avaliação adequados e eficazes. Para exercer o magistério dos Ensinos Fundamental e Médio, o aluno precisará se graduar em nível de bacharelado ou licenciatura em História. Caso queira lecionar para o ensino superior será necessário no mínimo um grau de Mestre ou Doutor.


Com a criação de cursinhos pré-vestibulares, a procura pelos professores de História tem crescido muito. Além disso, atividades de pesquisas e de consultorias em produções culturais, como televisão, teatro e cinema, têm cada dia mais solicitado profissionais capacitados em História para compor a trama de forma mais verídica possível. Além da sala de aula, o futuro profissional também poderá atuar em diversas áreas sem perder sua essencialidade de historiador.

O salário médio dos historiadores varia de acordo com a região de atuação, o porte da empresa ou o tamanho da escola contratante.

O curso de Licenciatura em História da UCB está disponível no turno da noite nos campi de Realengo e Recreio e nas unidades Centro e Rocha Miranda. O candidato pode escolher a data em que deseja realizar a prova ou utilizar o resultado do ENEM como um dos métodos de seleção. Aqueles que já possuem um diploma de nível superior e os que vêm transferidos de outras instituições têm direito a descontos especiais, desde que sua inscrição seja feita dentro do prazo estabelecido nos editais.

As inscrições são realizadas pelo telefone (21) 3216-7700, presencialmente nas unidades que oferecerem o curso ou acessando o nosso site, mediante pagamento de uma taxa de R$ 20,00.  Com o FIES e o PRAVALER, o aluno ainda terá a opção de parcelar seus estudos de acordo com as regras estabelecidas pelo programa de crédito estudantil escolhido. Os descontos também são oferecidos para pessoas acima dos 50 anos, parentes de alunos da universidade e funcionários de empresas que mantêm parceria com a Castelo Branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.