segunda-feira, julho 26, 2010

Muito mais que um Jornalista e um Publicitário: um Comunicador!



Quem pensa que estudantes de Comunicação tornam-se apenas jornalistas ou publicitários está muito enganado. Hoje, em plena era da Web 2.0, essas carreiras levantaram voo e novas especializações surgem a todo o momento. De repórter de TV, locutor de rádio, publicitário e jornalista impresso, a Comunicação foi galgando os degraus da evolução e abrindo novas portas. Hoje o radialista não trabalha somente em radiodifusoras e os repórteres não se limitam somente à TV. Canais como TV On-line, Webradio e Webjornais abriram novas visões de carreira dentro da profissão de Comunicador.

Com a Publicidade o caminho foi o mesmo. Hoje as grandes propagandas não se limitam mais à TV, outdoor, banners promocionais etc. Campanhas de marketing geradas em redes sociais e e-mails viram febre no mundo 2.0. Agências hoje fazem ações que englobam muito além do cliente tradicional. Elas atuam diretamente nos formadores de opinião: sites, blogs, redes sociais, entre outras. E por tudo isso e muito mais é que a Comunicação Social é a profissão do futuro.

A Comunicação Social nada mais é que uma ciência social aplicada, ou seja, colocadas em prática as teorias de pesquisas sobre a sociedade. No caso da Comunicação o objetivo principal é estudar os meios de comunicação de massa (também conhecidos por Mass Media, Media ou Mídia), seu impacto na sociedade e a forma como ela modifica o dia a dia da comunidade.

As principais cadeiras conhecidas da Comunicação são das áreas Jornalística (imprensa, TV, rádio, e atualmente, Internet) e a Comunicação Organizacional (publicidade, propaganda, Marketing e Relações Públicas). Além da atuação em assessorias, literatura e até consultorias.


A Castelo disponibiliza o curso de Comunicação com habilitação nas duas áreas mais conhecidas: Jornalismo e Publicidade e Propaganda, ambos com quatro anos de duração, ministrados no campus de Realengo, nos turnos da manhã e da noite.

Para a coordenadora do curso, Alice Selles, os cursos da UCB, principalmente a habilitação em Publicidade e Propaganda, têm características específicas que preparam o futuro profissional para atuar fortemente no mercado com teoria e prática empreendedora. Com laboratórios próprios, os alunos terão a possibilidade de exercitar toda a parte teórica aprendida em sala de aula.

Nossos alunos estarão bem preparados para enfrentar o mercado competitivo da informação. Temos laboratórios de fotografia e informática (com programas atualizados) exclusivos do curso, jornal-laboratório, rádio e a nossa webtv, a TV Castelo. Tudo isso para que possam se tornar profissionais competentes e saibam executar as tarefas, sejam elas quais forem apresentadas.

Dentro da própria universidade o aluno encontrará um campo para estágio onde poderá atuar na TV Castelo, aprendendo na prática o dia a dia dos grandes jornais de TV, desde elaboração da pauta, produção até edição do conteúdo, que é disponibilizado em um site exclusivo dividido em blocos de programação.


O mundo da Comunicação abre um leque infinito de possibilidades. Os Jornalistas poderão atuar no tele e radiojornalismo, além do impresso tradicional. Assessoria de imprensa, jornalismo on-line e comunicação empresarial também são abas de possibilidades à vista. Ele ainda poderá se especializar em fotografia e se tornar um fotojornalista. E os alunos de Publicidade não ficam de fora desse campo vasto. Se ele gosta de escrever, além de criar, poderá optar pela redação publicitária, além de exercer os cargos já conhecidos de Diretor de Arte ou Criação. Os que gostam de organização pode se aventurar no viés do Planejamento ou na Produção. Ambas as carreiras hoje ainda podem atuar fortemente em novas profissionais que surgem com o avanço da Internet, como na área de marketing e mídias sociais.

Nosso corpo docente conta com mestres e doutores que atuam exclusivamente na área acadêmica, além daqueles que possuem uma bagagem do mercado profissional, podendo auxiliar e orientar nossos alunos. O Vestibular da UCB utiliza o resultado do ENEM ou redação como forma de seleção e ainda disponibiliza descontos diversos para alunos transferidos ou que possuam diploma.

Aqueles que têm acima dos 50 anos e querem realizar o sonho do diploma universitário também tem chance de descontos aqui na Castelo. As inscrições podem ser feitas através do site da UCB, pelo  telefone (21) 3216-7700 ou presencialmente, nos campi e unidades. O valor da taxa de inscrição é R$ 20,00.

Você ainda pode financiar seus estudos através dos programas FIES e PRAVALER. Temos parcerias também com algumas empresas que disponibilizam descontos para seus funcionários. Os parentes de alunos da UCB podem solicitar descontos especiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.