quarta-feira, junho 16, 2010

Você sabe o que é Pós-graduação e quais são as diferenças entre seus tipos de formação?


Muitos pensam que fazer uma Pós-graduação é diferente de fazer um Mestrado. O que poucos sabem é que o Mestrado é um dos três tipos de formação para quem opta realizar um curso após a sua graduação, portanto é uma pós-graduação. De acordo com o MEC os três cursos dessa categoria são: as Especializações, os Mestrados e os Doutorados.

Mas afinal, qual é a diferença entre eles? Na parte das especializações a mais conhecida é o MBA (Master of Business Administration), que em outros países tem grau de 'Mestrado', mas que no Brasil é classificado como 'Especialização', não oferecendo ao seu formando um título em Mestre. Os MBAs são mais voltados para as áreas administrativas, o profissional se tornará um Especialista em Administração de Negócios. Ou seja, quando você cursa um MBA você estará se especializando em diversas áreas da administração - seja ela de empresas, negócios ou pessoas – onde estudará disciplinas como Contabilidade, Recursos Humanos, Marketing, Empreendedorismo etc.

Mas existem outros cursos de Especialização no Brasil, um específico para cada área. Esses cursos podem ser classificados como Lato Sensu ou Stricto Sensu. Os cursos de Especialização se classificam como lato sensu, ou seja, aqueles em que o aluno, além de estudar as disciplinas da área optada, irá produzir uma monografia com sentido amplo (daí o nome lato sensu), para ser aplicada  como ferramentas teóricas nas soluções dos problemas específicos de cada área estudada. Já os cursos classificados como stricto sensu, os alunos ficam imersos em processos de capacitação bem mais demorados.  Esse é o caso dos Mestrados e Doutorados.

Nesses casos após se formarem em disciplinas específicas, os alunos ficam por um longo período se dedicando à formulação de um problema classificado como inédito e que contenha um fundo básico de ser um novo conhecimento. Para ambos os casos, o aluno deve ser formando em uma graduação.

Do Latim:
lato sensu = sentido amplo
stricto sensu = sentido restrito'


Já aqueles que buscam uma formação voltada para a área de pesquisa científica ou quer seguir uma carreira como docente optam pelo Doutorado. Nesta pós-graduação o aluno adquire capacidade de um trabalho independente e criativo. Seus trabalhos serão reconhecidos e validados por publicações em veículos científicos ou por obtenção de patentes. Um ótimo currículo acadêmico em sua graduação principal é algo essencial para aquele que seguir na área de Doutorado.

Para lecionar em universidades não é obrigatoriamente exigido que o profissional tenham grau de Mestre ou Doutor, mas todas as entidades são obrigadas pelo MEC a ter um certo número de doutores no quadro de funcionários, por isso, os profissionais que tiverem esse título, certamente conseguirão melhores oportunidades de trabalho. A diferença entre as Especializações, os Mestrados e os Doutorados, também está na forma de apresentação do trabalho final. Enquanto nas Especializações eles montarão uma monografia, como na graduação, no Mestrado e Doutorado, eles apresentarão uma tese de suas ideias.


O primeiro passo para entrar num Mestrado ou Doutorado é apresentação formal de seu projeto para uma comissão de seleção. Esta analisará o interesse público dessa ideia e a sua abordagem diante do tema proposto. Se seu projeto for aceito você poderá iniciar o curso, caso contrário, é só reavaliar os conceitos básicos, melhorando a ideia ou iniciar um novo projeto para futura apresentação à comissão.

Lembre-se que realizar uma especialização em áreas diferentes daquela em que você se graduou é uma prática muito bem-vista entre as empresas hoje em dia. O mercado de trabalho atualmente busca profissionais com visão diversificadas e atuação versátil. Por isso, realizar cursos de Pós-graduação em áreas semelhantes ou diferentes daquela em que se graduou pode ser positivo para quando for buscar uma melhor oportunidade no campo profissional.

No Brasil, o órgão responsável pela certificação e avaliação dos cursos de Pós-graduação é a CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Ela é uma fundação do Ministério da Educação que é responsável por mais da metade das bolsas de pós-graduação no país, avaliando os cursos de Mestrado e Doutorado. Além disso, financia a produção de projetos científicos no Brasil. Aqui na Castelo, são ministrados somente cursos de Pós-graduação lato sensu, ou seja, não existem no momento vagas abertas para Mestrado ou Doutorado (stricto sensu). Por esse motivo não é exigido o reconhecimento da CAPES, pois ela só coordena os cursos a partir do Mestrado.

Para mais informações, confira nossa lista de Perguntas Frequentes de Pós-graduação.

Leitura Complementar:

Um comentário:

  1. Cada vez que entro aqui,maravilho-me ainda mais,e como não?Todas as informações são de altíssimo nível para salientar nossas dúvidas tão corriqueiras...desde já agradeço o oferecimento deste serviço de grande orientações!(Abraços Dalva Elisabete)

    ResponderExcluir

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.