quarta-feira, junho 09, 2010

UCB: 15 anos de muito sucesso!

NOVO BLOG UCB

Chanceler Vera Costa Gissoni

Em dezembro do ano passado, a UCB debutou com direito a festa e tudo. A comemoração, por conta da transição das Faculdades Integradas Castelo Branco para Universidade Castelo Branco, ocorreu no teatro da sede - Carlos Wenceslau em Realengo - e reuniu cerca de 300 convidados.

O evento reuniu professores  antigos e atuais, alunos, colaboradores da instituição, representantes dos três governos, personalidades do universo acadêmico, além dos amigos e familiares da Chanceler Vera Costa Gissoni, que relembrou, emocionada, da trajetória da UCB, desde a fundação do Instituto Dr. Paulo Gissoni, em 1963, até a criação do Centro de Estudos Universitários Paulo Gissoni, em 1971.

A estudante Camila R. Estrela ao lado
do Reitor Paulo Alcantara Gomes e da Chancelar Vera Gissoni

Do sonho da professora Vera, que se iniciou lá na pequena sala com móveis bem rústicos da Rua Ocabi, no Bairro do Barata, para cá, muita coisa mudou. Seus primeiros cursos superiores foram autorizados a funcionar em 1973, com a criação da Faculdade de Educação, Ciências e Letras Marechal Castelo Branco e da Faculdade de Educação Física da Guanabara, que foram unificadas em 1976, passando a se chamar Faculdades Integradas Castelo Branco - FICAB.

Ao lado da Chanceler, o Reitor Paulo Alcantara Gomes destacou o papel social da UCB, chamando a atenção para os rumos atuais da educação no Brasil. No mesmo dia, a estudante Camila Rodrigues Estrela, do curso de Serviço Social, recebeu o Prêmio Castelo Branco por sua pesquisa relativa às atividades do público da terceira idade nas instituições de ensino superior do Rio de Janeiro. A cerimônia ainda lembrou, e homenageou, os mais de 86 colaboradores que fazem parte do quadro administrativo e acadêmico ao longo desses 15 anos.

Alunos, professores e colaboradores
engrandeceram o evento

Hoje, a Universidade Castelo Branco já conquistou seu espaço dentro da educação de nível superior no Estado e está entre as mais tradicionais instituições do Rio. Com cursos de graduação (tradicional e tecnológica), pós-graduação e extensão em diversos lugares do Brasil, a UCB mantém sua paixão pela excelência, sendo uma universidade em permanente construção.

Independente de seu crescimento, a Chanceler Vera Costa Gissoni faz questão de que a Instituição continue sempre com os fortes laços com a comunidade local, que são reforçados com projetos sociais. Estes incentivam a cidadania e capacitam estagiários dos diversos cursos existentes na UCB, trabalhando em conjunto para que a competência e a qualidade venha sempre em primeiro lugar.

Fotos: Profº Homero Vírgilio

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.