segunda-feira, junho 14, 2010

II Edição do Prêmio Ibero-americano de Tese Investigativa Redalyc-Infonavit para estudantes de Pós-graduação, Mestrado e Doutorado


NOVO BLOG UCB


Um projeto colaborativo do Instituto del Fondo Nacional de la Vivienda para los Trabajadores (Infonavit) e da Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex), com o apoio do Sistema de Información Científica Redalyc, está na segunda edição do Prêmio Ibero-americano de Tese Investigativa. Esse prêmio tem como objetivo reconhecer os principais resultados das pesquisas investigativas de pós-graduação, mestrado e doutorado dos estudantes dos países latino-americanos.

Os países participantes são Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México e Venezuela. As inscrições começaram no dia 21 de maio e vão até o dia 03 de setembro de 2010. Só poderão ser inscritos os projetos concluídos e defendidos entre 01 de junho de 2008 a 30 de agosto de 2010, os trabalhos fora deste prazo não poderão participar. Eles deverão ser escritos nas línguas oficiais do prêmio (Inglês, Espanhol e Português), independente da língua-mãe do aluno.

Outra observação a ser cumprida é que nenhum dos trabalhos inscritos poderão ter sido publicados anteriormente ou ter seus direitos cedidos a terceiros. Os mesmos também não podem estar concorrendo a outros prêmios acadêmicos ou terem sido nomeados ou mencionados na versão anterior deste.

O foco principal dessa premiação é contribuir para a geração e difusão de novos conhecimentos, métodos e estratégias de análise sobre os temas de interesse para as cidades mencionadas nos trabalhos. Os alunos deverão estar cursando uma Instituição de Ensino Superior registrada e reconhecida pelo governo, conselhos e Ministério da Educação de seus países.

As categorias deste ano serão divididas em dois tópicos:  A) as que usarão fundo teórico ou prática teórica; e B) as pesquisas aplicadas com realidades tangíveis.

Categoria A:
  • Financeiro da Habitação – abordando o regime de financiamento e implementação de subsídios, as devidas análises e propostas políticas conforme o caso.
  • Habitação e Comunidade – abordando a acessibilidade dos grupos menos favorecidos e formas de organização dos bairros.
  • Planejamento para o Desenvolvimento Habitacional – abordando o desenvolvimento urbano, sua infraestrutura e o planejamento para a melhor adaptação habitacional nas grandes cidades.
  • Desenvolvimento de Sistemas de Informação sobre Habitação – abordando os bancos de informações sobre os padrões de construção, aplicação de sistemas de informação geográfica em políticas habitacionais, certificação de sistemas de sustentabilidade e de avaliação de qualidade dessas moradias.
  • Habitação e Solo Urbano – abordando análise dos tipos de posse de terra e dos sistemas de casa própria, além de fazer análise das políticas utilizadas para essas transformações e suas cobranças de impostos e como a terra é utilizada depois de dividida nos aspectos regulamentares, técnicos e processuais.
  • Moradias Irregular no México – abordando os tipos de habitações informais do México e sua regularização.
  • Reconstrução e Regeneração Urbana – abordando os planos emergenciais para os bairros em geral e sua densificação predial entorno das grandes áreas urbanas.

Categoria B:
  • Melhores práticas e soluções que incentivem a qualidade de vida na habitação de interesse social – abordando os tipos de processos, materiais de construção utilizados, suas formas de aplicação e as tecnologias sustentáveis a serem assumidas. Quais as técnicas de design aplicadas na criação dos prédios das grandes cidades, sua acessibilidade para pessoas portadoras de necessidades especiais e as facilidades que a conectividade digital pode fazer nessas mudanças.
  • Organização e participação dos vizinhos na gestão da comunidade – abordando os modelos bem sucedidos de organização local, destacando a participação social nas ações para a melhoria da comunidade.

Para obter maiores informações de como participar do Prêmio Tesis Vivienda 2010, visite a página para realizar sua inscrição ou entre em contato através do facebook. Lembrando que a documentação deverá ser enviada em arquivo no formato PDF com observação de ter a licença da Creative Commons Internacional em seu conteúdo para garantir os direitos de autoria intelectual.

O primeiro colocado receberá um troféu feito pelo artista plástico mexicano Hersúa, terá sua obra publicada, seu traslado totalmente pago para a cerimônia de premiação e um prêmio em dinheiro de U$ 5 mil dólares. O segundo e o terceiro lugares também ganharão a viagem, a publicação e o troféu, além dos prêmios em dinheiro de U$ 3 mil dólares para o segundo, e U$ 2 mil dólares para o terceiro.

Inscrições: De 21 de maio a 03 de setembro de 2010.
Resultado: Última semana de novembro de 2010 no site oficial do evento.
Cerimônia: Dezembro de 2010 no México.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.