NOVO BLOG UCB | |||||
Capa revista DOC: www.editoradoc.com.br |
Marketing Médico é um segmento que está crescendo e ganhando destaque entre os Comunicólogos. E é exatamente sobre a relevância para a área profissional que a revista DOC, única revista nacional especializada em gestão, carreira e negócios para médicos, destaca em sua matéria de capa.
A professora da UCB e diretora da Selles & Henning Comunicação Integrada, Alice Selles, é destaque na DOC e aborda sobre a importância do marketing para criação de uma atmosfera de confiança entre médico-paciente e adequação dos serviços oferecidos às necessidades específicas de seu público-alvo.
Segundo entrevista cedida à DOC, Alice explica que os pacientes, de uma maneira geral, tem diversas opções de clínicas e médicos na hora de realizar tratamentos “(...) O médico que se mostra mais apto a conhecer as necessidades de cada paciente é o que tem mais sucesso” argumenta.
A publicidade para serviços médicos busca investir na apresentação de peças que exemplifiquem as especialidades do cliente e com isso, agregando a credibilidade necessária na hora da indicação tão comum entre os pacientes, pois o “boca-a-boca”, jargão comum entre os profissionais, ainda é a melhor forma de analisar a qualidade do serviço/ produto que está sendo anunciado.
Imagem do Google |
Alice Selles, enfatiza que não existe um manual pronto para se fazer marketing, mas acha essencial a participação das mídias sociais presentes na web 2.0: “A Internet abriu uma gama enorme de possibilidade (...) Para o médico em início de carreira que não tem muito dinheiro para investir em propaganda, é mais adequado apostar em ações de marketing de relacionamento, criando uma relação que possa ser com o paciente” justifica.
É muito comum existir dúvidas sobre algumas campanhas, mas de acordo com o Código de Ética Médica, a propaganda é válida quando o paciente consegue esclarecimentos concisos sobre o que está sendo veiculado e qualquer médico pode promover ações de marketing, pois uma vez bem planejado, tornar-se-ia um diferencial de mercado e consequentemente um serviço de qualidade insubstituível.
FONTE: Revista DOC – Gestão em Saúde (bimestre: setembro-outubro de 2010)
Alice Selles é professora e integrante do NDE – Núcleo Docente Estruturante do curso de Comunicação Social da Universidade Castelo Branco, mestre em Administração e em Desenvolvimento Empresarial e diretora da Selles & Henning Comunicação Integrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Para tirar dúvidas sobre nossos serviços utilize nosso Formulário de Contato.
Antes de comentar leia nossos Termos de Uso.
A Equipe do UCB Blog agradece sua visita e seu comentário.